segunda-feira, 11 de junho de 2012

Entrando no Reino Metazoa

Filo : Poríferos--Esponjas


 1.Possuem Cooperação Celular.


2.Apresentam Colágeno.


3.Possuem poros por todo o corpo.


4.Não formam tecidos.


5.Possuem Digestão Extracelular : A água entra no átrio através dos poros. Na água estão os alimentos que o coanócito vai capturar com os flagelos e os colarinhos. Quando o alimento entra no coanócito,imediatamente é formado o vacúolo digestivo. Se estabelecem nesses vacúolos, enzimas digestivas, que absorvem o alimento, que depois é liberado para o citoplasma da célula. O alimento então, é absorvido e transformado em energia. Depois, vem os amebócitos, que distribuem essa energia para as outras células da esponja.

6.Eucariotos.


7.Heterotróficos.


8.Estrutura:

  •    ósculo: cavidade maior por onde sai água carregada de dióxido de carbono e outros produtos.

  •    coanócitosResposável pela digestão.

  • espículas:  Pequenos espinhos de calcário ou sílica.Responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas.

  • átrio :Cavidade onde a água que entra pelos poros fica até ser liberada pelo ósculo.

  •   porócitos:Células com buracos que permitem a entrada de água nas esponjas.

  •    amebócito:Célula que distribue o alimento digerido pelos coanócitos e também pode mudar de forma,assim substituindo qualquer outra célula e são responsáveis pelos gametas femininos e masculinos.

  •    pinacócito: Forma a pinacoderme e realiza a proteção da esponja.



9. Reprodução sexuada: Primeiro temos os espermatozóides e os óvulos. Os espermatozóides se movem, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outro iser da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que, ao contrário dos espermatozóides, é imóvel e permanece preso ao corpo do animal. Da fecundação sai uma larva que nada e, depois que se fixa, tranforma-se em uma esponja adulta. 

 

10.Reprodução Assexuada: Um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos que podem ficar grudados ao corpo da esponja que os produziu ou podem se soltar, porém quando se soltam, formam um outro indivíduo sózinho.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário