segunda-feira, 11 de junho de 2012

Filo Cnidários e Filo Platelmintos.

Filo : Cnidários - Celenterados ( Cavidade Gastrovascular)

1.  O primeiro filo que apresenta tecidos verdadeiros, Epiderme e Gastroderme que realizam o movimento muscular e a digestão.



2.Apresenta sistema nervoso difuso:os neurônios estão espalhados pelo corpo do animal formando uma rede. Têm como função coordenar as atividades e fazer a percepção dos estímulos externos.

3.Simetria Radial: A simetria radial é aquela em que um eixo, e não apenas um plano, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. . A simetria radial representa um tipo de adaptação para um determinado tipo de vida. Também conhecida como simetria pentarradial, ou seja, de 5 lados iguais.            








  4.Primeiro organismo com boca: A boca separa o intestino do meio externo, já que esses organismos não são mais filtradores como acontece com os poríferos. Isso fez com que se diferenciasse um ambiente interno: A CAVIDADE GASTROVASCULAR (CGV), onde inicia a digestão e que apresenta uma composição química diferente do meio circundante.

5. Cavidade Gastrovascular: Tem a função de digestão e de fazer circular os nutrientes pelo animal.

6. Tentáculos: ajudam na captura de alimentos e na defesa do animal.

7. CNIDOBLASTO: células de ataque-defesa que quando se sentem ameaçadas, lançam um veneno contra a origem da ameaça. Estão ligados a uma rede nervosa difusa, que promove um disparo de cnidoblastos de uma determinada região do animal.

8. Células fotorreceptoras: sentem a presença de luz.

9. Dióicos:apresentam sexos diferentes e separados.


10. Forma corporal:

Polipóide: Forma fixa no substrato marinho ou lacustre ou em madeiras, rochas ou qualuqer substrato submerso em água doce ou salgada.

Forma   Medusóide: Forma livre natante com formato de guarda-chuva.

 


 

 






11.REPRODUÇÃO: ASSEXUADA POR BROTAMENTO E SEXUADA: METAGÊNESE

NESTE TIPO DE REPRODUÇÃO OCORRE DUAS FAZES UMA FASE ASSEXUADA E UMA FASE SEXUADA. NA FASE ASSEXUADA HÁ REPRODUÇÃO POR BROTAMENTO, E NA FASE SEXUADA OCORRE O ENCONTRO DO ÓVULO E O ESPERMATOZÓIDE FORMANDO UM OVO OU ZIGOTO; ESTE SE TRANSFORMA EM UMA LARVA CHAMADA PLÂNULA, QUE NADA ATIVAMENTE; INDO SE FIXAR NO SUBSTRATO E FORMANDO UMA NOVA COLÔNIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário