segunda-feira, 11 de junho de 2012

Filos do Reino Fungi.

Basidiomicetos:


Os fungos do Filo Basidiomiceto podem ser encontrados tanto nas formas miceliais, quanto leveduriformes, sendo a primeira sua fase dominante. O micélio é sempre septado, sendo uniporados no micélio primário (haplóide) e dolíporos com parentossomos, no micélio secundário (dicariótico) . Esses fungos podem se apresentar na forma haplóide e dicariótica,. A forma dicariótica é a presença de dois núcleos dentro da célula, sem que eles se fusionem .
A reprodução dos Basidiomiceto pode ocorrer de duas formas, assexuada e sexuada. A forma assexuada pode consistir na fragmentação do talo, brotamento em espécies unicelulares ou produção de vários esporos assexuais. O início da fase sexuada se dá pela fusão entre células haplóides compatíveis, tornando-se células dicarióticas (e não diplóides) Esse micélio dicariótico dá origem aos basídios, onde, na formação desses esporos, ocorre a união dos núcleos . Não só na formação dos basídios, mas também na formação de novas células do micélio secundário de Basidiomycota, há a formação de um gancho denominado ansa ou fíbula. Esse gancho difere do “crozier” encontrado nos Ascomiceto. Nesse filo, o gancho ocorre apenas na formação do asco.
Outra característica interessante desses fungos são seus basidiósporos. Ao contrário dos ascósporos nos Ascomiceto, os basidiósporos são exógenos e encontrados em quatro por basídio, normalmente . Em vários grupos de Basidiomiceto, ocorre uma dispersão por meio de uma descarga violenta de esporos. Esses esporos são denominados balistosporos .Sabe-se que a gota hilar encontrada na base dos basidiósporos esta relacionada à descarga de balistosporos. Os tipos e formas de basídios são características muito utilizadas para a identificação dos grupos de Basidiomiceto.
Os Basidiomiceto podem apresentar um micélio visível, responsável pela reprodução do grupo, onde são armazenados os basídios. Tal conjunto é chamado de basidioma . Todos os fungos que apresentarem essa estrutura pertencem a esse grupo, mas, a ausência desse caráter não o exclui do mesmo, podendo pertencer a classes que não possuem basidiomas. Outros ainda podem apresentar diferentes formas, como gelatinosas, carnosas, secas, coriáceas, entre outras.





Ascomicetos:


Características


Entre as principais características apresentadas por Ascomicetos, podem-se citar os micélios septados, com parede celular contendo quitina e glucanas, e a produção de um tipo especial de esporângio, denominado asco. Características macroscópicas diferem Ascomicetos de outros fungos pertencentes a outras divisões, porém, são as características microscópicas que são diagnósticas para o grupo.
Dois estados reprodutivos distintos são produzidos por Ascomicetos, e são conhecidos como Teleomorfos ou Estado Perfeito (caracterizados pela produção de esporos sexuados – Ascósporos), e Anamorfo ou Estado Imperfeito (quando há formação de esporos assexuados - Conídios). Mesmo sua reprodução sendo realizada através desses dois processos, sua classificação é baseada nas estruturas reprodutivas sexuais.

Importância

Como na maioria dos fungos, Ascomicetos tem como papel mais importante no ecossistema o de decomposição de moléculas orgânicas complexas, liberando componentes inorgânicos, que serão reutilizados por vegetais. Se presentes em água como saprófitos, podem consumir quase todo o substrato carbonado, incluindo combustível de avião (Amorphotheca resinae) e tinta de parede (Aureobasidium pullulans) e desempenhar o seu papel mais importante na reciclagem de material morto.
Como parasitas, os Ascomicetos contam como patógenos para a maioria dos animais e plantas, como por exemplo, Pneumocystis carinii, responsável pela pneumonia em humanos, com comprometimento do sistema imune.Alguns gêneros, tais como Elsinoë, Glomerella, Guignardia e Sclerotinia, são considerados fitopatogênicos, causando danos em plantas frutíferas, comercialmente importantes em regiões tropicais.
Os Ascomicetos são utilizados também, na fabricação de bebidas alcoólicas, tais como cerveja, vinho de laranja  e vinho de uva (ambos por Saccharomyces cerevisae). Em relação aos alimentos comestíveis, queijos estão entre os principais, como por exemplo, Queijo tipo - Cammembert (Penicillium camemberti) e Roquefort.
Os fungos liquenizados também apresentam grande importância, por exemplo em tratamentos na medicina alternativa, como no caso da espécie Usnea densirostra Taylor, a qual é conhecida popularmente, no Uruguai, como “yerba de la piedra”. Liquens também apresentam outros usos, em especial, na fabricação de cosméticos, em atividades antitumorais e antibióticas, na liquenometria e no monitoramento do aquecimento global. Outro papel dos liquens é sua utilização para o mapeamento de metais pesados e de outros elementos químicos.



Zigomicetos: 

Filo Zigomiceto Moreau  compreende todos os fungos que produzem zigósporos formados em zigosporângio de parede espessa, proveniente da conjugação de duas hifas haplóides. Também se reproduzem assexuadamente através de esporangiósporos, formados dentro de esporângios. Estudo molecular demonstra que o filo é polifilético, podendo ser dividido em vários filos no futuro. São fungos de conjugação, terrestres filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas de plantas, insetos e de outros animais. Apresentam hifas cenocíticas, com septos normalmente encontrados somente em hifas que delimitam esporângios e gametângios, ou em partes mais velhas do micélio. Uma das espécies mais conhecidas é o Rhizopus stolonifer (bolor negro do pão). O grupo compreende cerca de 1065 espécies de fungos  que se desenvolvem principalmente em material vegetal ou animal em decomposição. No Brasil são encontrados cerca de 165 espécies. O filo tem razoável número de estudiosos no exterior, com alguns grupos recebendo mais atenção que outros. No Brasil, faltam pesquisadores deste grupo, o que acarreta em um fraco conhecimento sobre a biodiversidade de fungos zigomicetos na maior parte das regiões do país.

Muitos zigomicetos são essenciais na ciclagem de matéria, decompondo detritos orgânicos e permitindo a reutilização de seus elementos por outros seres vivos. As endo-micorrizas, associações entre fungos da antiga ordem Glomales de Zigomiceto (agora colocada em um filo separado, Glomeromiceto) e raízes de plantas, fornecem maior superfície de absorção a estas e é possível que contribuam para resistência a patógenos de raízes . Alguns gêneros de Mucorales são produtores de substâncias importantes para o ser humano, como diversas enzimas, ácido lático e precursores de corticóides, como por exemplo o hormônio cortisona. Alguns membros das ordens Mucorales e Entomophthorales são causadores de doenças oportunistas em seres humanos, as quais podem apresentar complicações cutâneas, gastrointestinais e respiratórias; podem também invadir os vasos sangüíneos, destruindo-os. A transmissão destas doenças é normalmente feita pela inalação de esporos no ar. Entomophthorales possui também representantes parasitas de insetos, podendo ser potenciais pesticidas de artrópodes que atacam as lavouras . Alguns zigomicetos são usados na produção de alimentos, como o “tempeh”, feito à base de grãos de soja, e bebidas alcoólicas à base de arroz.























































Nenhum comentário:

Postar um comentário