terça-feira, 29 de maio de 2012

Isso foi um pouco sobre vírus, se quiser saber mais acompanhe a próxima postagem

Vírus.




Reprodução de um vírus:

1. Reconhecimento do vírus.
2.Ele se liga a capsula bacteriana.
3.Injeta o DNA no citoplasma.
4. Depois do vírus se repoduzir aos milahres no interios bacteriano ocorre a LISE (quebra destruição) da célula., o DNA se incorpora no DNA bacteriano ou forma plamídeo.

Ciclo Lítico:

















Características gerais dos vírus:

  • Os vírus não são formados por células, não respiram e também não se alimentam como os outros seres vivos.
  •  Quando estão no inierior de uma célula, eles conseguem se reproduzir (parasitas intracelular obrigatórios).
  • Os vírus nao tem como produzir suas próprias proteínas ou sua propria energia ( eles não respiram).
  • Os vírus causam doenças porque eles destroem a célula que eles parasitam.
 Partes de um vírus:

Capsídeo:é o material envoltório dos vírus, um invólucro protetor constituído de proteínas, que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA, mas nunca os dois como nos demais seres), tem a capacidade de combinar-se quimicamente com substâncias presentes na superfície celular. O capsídio é formado por unidades protéicas que envolvem o ácido nucléico denominadas de capsômeros.


Genoma:genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras (conhecidas como ADN-lixo, ou junk ADN- já não é um termo muito usual, apenas não se sabe ao certo a sua função na célula).

 Capsomero: são unidades formadoras de capsídeos. Essas unidades se agrupam ao redor do ácido nucleico. O menor vírus, o bacteriófago phi-X174, tem 60 capsômeros na constituição de seu capsídeo, já o maior vírus, encontrado em uma espécie de mosca (Tipula iridiscens), apresenta 1500 capsômeros na constituição de seu capsídeo.


Envelope: é o envelope ou cápsula, externa ao capsídeo, presente nos vírus. Sua composição baseia-se, principalmente, de glicoproteínas e fosfolípidos, sendo estes derivados de estruturas da célula hospedeira, como membrana plasmática e organelas.Sua função mais precisamente é proteger a célula.



Agora algumas doenças causadas por vírus.




Catapora:

 












Dengue:


 
















Febre Amarela:


 













 AIDS:

 Poliomielite:

 

























Hepatite C: