segunda-feira, 18 de junho de 2012



FILO MOLUSCA

Moluscos 



Características gerais dos Moluscos


 1.  Apresentam corpo mole
Os moluscos (do latim mollis = mole) geralmente são revestidos por uma concha.




2. CORPO NÃO SEGMENTADO DIVIDIDO EM TRÊS PARTES

Cabeça (com os órgãos sensoriais, cérebro e olhos)
Massa visceral (com os órgãos internos: intestino, fígado, coração...). Pé (pé musculoso e forte). Além disso, apresentam o MANTO, que é um epitélio modificado e especializado e que é uma das apomorfias desse filo. O manto tem função de proteção, respiração (pulmonados) e também secreção de uma concha.

3.REPRESENTES
Compreende uma grande variedade de organismos como os caracóis, lesmas terrestres e marinhas (classe gastrópode), mexilhões, ostras (classe pelecípode ou bivalve), lulas (lulas gigantes e lulas colossais), sibas e polvos (classe cefalópode) e dentaliuns (classe escafópoda).

4. Na boca dos moluscos encontramos a rádula que é uma estrutura constituída de dentículos quitinosos que está localizada no assoalho da boca e tem função de raspar os alimentos.


5.  Sistema circulatório aberto o sangue esta dentro de lacunas onde os órgãos estão mergulhados. (sistema circulatório fechado só ocorre em cefalópodes que precisam de muito sangue com nutrientes para os tentáculos e músculos, pois se movem rapidamente).

6. RESPIRAÇÃO
Respiração branquial - através de brânquias nos moluscos aquáticos.
Respiração Pulmonar - através do manto nos moluscos terrestres.


7. REPRODUÇÃO SEXUADA
Podem ser hermafroditas ou dióticos e sua fecundação pode ser externa ou interna e o desenvolvimento pode ser direto (sem fase larval) ou indireto (com fase larval).

8. NUTRIÇÃO 
Apresentam sistema digestório completo e digestão extracelular, sendo alguns herbívoros, outros carnívoros predadores, outros ainda são filtradores (bivalves) outros detritívoros e outros ainda parasitas de peixes.

9.REPRESENTES

Compreende uma grande variedade de organismos como os caracóis, lesmas terrestres e marinhas (classe gastrópode), mexilhões, ostras (classe pelecípode ou bivalve), lulas (lulas gigantes e lulas colossais), sibas e polvos (classe cefalópode) e dentaliuns (classe escafópoda).




FILO NEMATÓIDES

(NEMATHELMINTHOS)

Características gerais dos Nematóides


1.   TRIBLÁSTICOS
Possuem três folhetos embrionários (triblásticos). 

2. CORPO CILINDRICO
Corpo cilíndrico afilado nas extremidades (corpo filiforme ou fusiforme)

3. SISTEMA DIGESTÓRIO COMPLETO
Apresenta tubo digestório completo, com boca intestino e ânus, (isso é novo em relação aos platelmintos).

4. DIGESTÃO EXTRACELULAR ( por fora da célula).

5. SISTEMA NERVOSO: ANEL NERVOSO PERIESOFAGIANO
O sistema nervoso dos nematóides é formado por um anel nervoso ao redor da faringe e por dois cordões longitudinais (um cordão dorsal e um ventral).

6. MUSCULATURA BEM DESENVOLVIDA
Músculos longitudinais e circulares o que os possibilita se deslocar facilmente entre os tecidos dos seus hospedeiros.  


7. GERALMENTE DIÓICOS 
Sexos separados e fecundação é interna.

8. MODO DE VIDA: VIDA LIVRE E PARASITA (PLANTAS E ANIMAIS)

9. CUTÍCULA
Apresentam o corpo totalmente revestido por uma cutícula fina e dura e que pode ser trocada de tempos em tempos.
(Esse fato levou alguns pesquisadores a criarem um novo clado chamado ECDYSOZOA (que compreende os nematóides e os artrópodes)). A cutícula é uma adaptação essencial para a vida parasitária (para não ser atacado pelos ácidos secretados pelo hospedeiro e também para evitar a abrasão promovida pelo deslocamento no solo).




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Filo: Platelminto.

 Características gerais do filo:

Tliblasticos: Primeiro filo a apresentar três folhetos embrionários:

Ectoderme
Mesoderme
Endoderme
 

Bilateral:

Primeiro grupo de organismos a apresentar bilateralidade (dois lados Direito e Esquerdo e uma região anterior e outra posterior além de uma região ventral e outra dorsal)
Essa caracterísita auxiliou na melhoria do movimento
e com isso eles se tornaram melhores predadores.
 
Cavidade Gastrovascular (CVG)
Apresenta sistema digestório incompleto com CAVIDADE GASTROVASCULAR (com boca e sem ânus).  
 
 
 
 
Sistema nervoso ganglionar com dois coidões nervosos longitudinais. 
 
 

Apresenta ocelos
 Orgãos especiais para detecção de luz constituído por células fotorreceptoras (embrião de todos os olhos, detectam luz entretanto não formam imagens).


6) Todos são hermafroditas
SÃO ORGANISMOS MONÓICOS POIS APRESENTAM OS DOIS SEXOS NO MESMO  INDIVÍDUO.


7) Exemplos de platelmintos:Taenia solium - tênia do porto|Taenia saginata - tênia do boi|Schistosoma mansoni - esquistossomo

Filo Cnidários e Filo Platelmintos.

Filo : Cnidários - Celenterados ( Cavidade Gastrovascular)

1.  O primeiro filo que apresenta tecidos verdadeiros, Epiderme e Gastroderme que realizam o movimento muscular e a digestão.



2.Apresenta sistema nervoso difuso:os neurônios estão espalhados pelo corpo do animal formando uma rede. Têm como função coordenar as atividades e fazer a percepção dos estímulos externos.

3.Simetria Radial: A simetria radial é aquela em que um eixo, e não apenas um plano, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. . A simetria radial representa um tipo de adaptação para um determinado tipo de vida. Também conhecida como simetria pentarradial, ou seja, de 5 lados iguais.            








  4.Primeiro organismo com boca: A boca separa o intestino do meio externo, já que esses organismos não são mais filtradores como acontece com os poríferos. Isso fez com que se diferenciasse um ambiente interno: A CAVIDADE GASTROVASCULAR (CGV), onde inicia a digestão e que apresenta uma composição química diferente do meio circundante.

5. Cavidade Gastrovascular: Tem a função de digestão e de fazer circular os nutrientes pelo animal.

6. Tentáculos: ajudam na captura de alimentos e na defesa do animal.

7. CNIDOBLASTO: células de ataque-defesa que quando se sentem ameaçadas, lançam um veneno contra a origem da ameaça. Estão ligados a uma rede nervosa difusa, que promove um disparo de cnidoblastos de uma determinada região do animal.

8. Células fotorreceptoras: sentem a presença de luz.

9. Dióicos:apresentam sexos diferentes e separados.


10. Forma corporal:

Polipóide: Forma fixa no substrato marinho ou lacustre ou em madeiras, rochas ou qualuqer substrato submerso em água doce ou salgada.

Forma   Medusóide: Forma livre natante com formato de guarda-chuva.

 


 

 






11.REPRODUÇÃO: ASSEXUADA POR BROTAMENTO E SEXUADA: METAGÊNESE

NESTE TIPO DE REPRODUÇÃO OCORRE DUAS FAZES UMA FASE ASSEXUADA E UMA FASE SEXUADA. NA FASE ASSEXUADA HÁ REPRODUÇÃO POR BROTAMENTO, E NA FASE SEXUADA OCORRE O ENCONTRO DO ÓVULO E O ESPERMATOZÓIDE FORMANDO UM OVO OU ZIGOTO; ESTE SE TRANSFORMA EM UMA LARVA CHAMADA PLÂNULA, QUE NADA ATIVAMENTE; INDO SE FIXAR NO SUBSTRATO E FORMANDO UMA NOVA COLÔNIA.

Entrando no Reino Metazoa

Filo : Poríferos--Esponjas


 1.Possuem Cooperação Celular.


2.Apresentam Colágeno.


3.Possuem poros por todo o corpo.


4.Não formam tecidos.


5.Possuem Digestão Extracelular : A água entra no átrio através dos poros. Na água estão os alimentos que o coanócito vai capturar com os flagelos e os colarinhos. Quando o alimento entra no coanócito,imediatamente é formado o vacúolo digestivo. Se estabelecem nesses vacúolos, enzimas digestivas, que absorvem o alimento, que depois é liberado para o citoplasma da célula. O alimento então, é absorvido e transformado em energia. Depois, vem os amebócitos, que distribuem essa energia para as outras células da esponja.

6.Eucariotos.


7.Heterotróficos.


8.Estrutura:

  •    ósculo: cavidade maior por onde sai água carregada de dióxido de carbono e outros produtos.

  •    coanócitosResposável pela digestão.

  • espículas:  Pequenos espinhos de calcário ou sílica.Responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas.

  • átrio :Cavidade onde a água que entra pelos poros fica até ser liberada pelo ósculo.

  •   porócitos:Células com buracos que permitem a entrada de água nas esponjas.

  •    amebócito:Célula que distribue o alimento digerido pelos coanócitos e também pode mudar de forma,assim substituindo qualquer outra célula e são responsáveis pelos gametas femininos e masculinos.

  •    pinacócito: Forma a pinacoderme e realiza a proteção da esponja.



9. Reprodução sexuada: Primeiro temos os espermatozóides e os óvulos. Os espermatozóides se movem, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outro iser da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que, ao contrário dos espermatozóides, é imóvel e permanece preso ao corpo do animal. Da fecundação sai uma larva que nada e, depois que se fixa, tranforma-se em uma esponja adulta. 

 

10.Reprodução Assexuada: Um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos que podem ficar grudados ao corpo da esponja que os produziu ou podem se soltar, porém quando se soltam, formam um outro indivíduo sózinho.




















Filos do Reino Fungi.

Basidiomicetos:


Os fungos do Filo Basidiomiceto podem ser encontrados tanto nas formas miceliais, quanto leveduriformes, sendo a primeira sua fase dominante. O micélio é sempre septado, sendo uniporados no micélio primário (haplóide) e dolíporos com parentossomos, no micélio secundário (dicariótico) . Esses fungos podem se apresentar na forma haplóide e dicariótica,. A forma dicariótica é a presença de dois núcleos dentro da célula, sem que eles se fusionem .
A reprodução dos Basidiomiceto pode ocorrer de duas formas, assexuada e sexuada. A forma assexuada pode consistir na fragmentação do talo, brotamento em espécies unicelulares ou produção de vários esporos assexuais. O início da fase sexuada se dá pela fusão entre células haplóides compatíveis, tornando-se células dicarióticas (e não diplóides) Esse micélio dicariótico dá origem aos basídios, onde, na formação desses esporos, ocorre a união dos núcleos . Não só na formação dos basídios, mas também na formação de novas células do micélio secundário de Basidiomycota, há a formação de um gancho denominado ansa ou fíbula. Esse gancho difere do “crozier” encontrado nos Ascomiceto. Nesse filo, o gancho ocorre apenas na formação do asco.
Outra característica interessante desses fungos são seus basidiósporos. Ao contrário dos ascósporos nos Ascomiceto, os basidiósporos são exógenos e encontrados em quatro por basídio, normalmente . Em vários grupos de Basidiomiceto, ocorre uma dispersão por meio de uma descarga violenta de esporos. Esses esporos são denominados balistosporos .Sabe-se que a gota hilar encontrada na base dos basidiósporos esta relacionada à descarga de balistosporos. Os tipos e formas de basídios são características muito utilizadas para a identificação dos grupos de Basidiomiceto.
Os Basidiomiceto podem apresentar um micélio visível, responsável pela reprodução do grupo, onde são armazenados os basídios. Tal conjunto é chamado de basidioma . Todos os fungos que apresentarem essa estrutura pertencem a esse grupo, mas, a ausência desse caráter não o exclui do mesmo, podendo pertencer a classes que não possuem basidiomas. Outros ainda podem apresentar diferentes formas, como gelatinosas, carnosas, secas, coriáceas, entre outras.





Ascomicetos:


Características


Entre as principais características apresentadas por Ascomicetos, podem-se citar os micélios septados, com parede celular contendo quitina e glucanas, e a produção de um tipo especial de esporângio, denominado asco. Características macroscópicas diferem Ascomicetos de outros fungos pertencentes a outras divisões, porém, são as características microscópicas que são diagnósticas para o grupo.
Dois estados reprodutivos distintos são produzidos por Ascomicetos, e são conhecidos como Teleomorfos ou Estado Perfeito (caracterizados pela produção de esporos sexuados – Ascósporos), e Anamorfo ou Estado Imperfeito (quando há formação de esporos assexuados - Conídios). Mesmo sua reprodução sendo realizada através desses dois processos, sua classificação é baseada nas estruturas reprodutivas sexuais.

Importância

Como na maioria dos fungos, Ascomicetos tem como papel mais importante no ecossistema o de decomposição de moléculas orgânicas complexas, liberando componentes inorgânicos, que serão reutilizados por vegetais. Se presentes em água como saprófitos, podem consumir quase todo o substrato carbonado, incluindo combustível de avião (Amorphotheca resinae) e tinta de parede (Aureobasidium pullulans) e desempenhar o seu papel mais importante na reciclagem de material morto.
Como parasitas, os Ascomicetos contam como patógenos para a maioria dos animais e plantas, como por exemplo, Pneumocystis carinii, responsável pela pneumonia em humanos, com comprometimento do sistema imune.Alguns gêneros, tais como Elsinoë, Glomerella, Guignardia e Sclerotinia, são considerados fitopatogênicos, causando danos em plantas frutíferas, comercialmente importantes em regiões tropicais.
Os Ascomicetos são utilizados também, na fabricação de bebidas alcoólicas, tais como cerveja, vinho de laranja  e vinho de uva (ambos por Saccharomyces cerevisae). Em relação aos alimentos comestíveis, queijos estão entre os principais, como por exemplo, Queijo tipo - Cammembert (Penicillium camemberti) e Roquefort.
Os fungos liquenizados também apresentam grande importância, por exemplo em tratamentos na medicina alternativa, como no caso da espécie Usnea densirostra Taylor, a qual é conhecida popularmente, no Uruguai, como “yerba de la piedra”. Liquens também apresentam outros usos, em especial, na fabricação de cosméticos, em atividades antitumorais e antibióticas, na liquenometria e no monitoramento do aquecimento global. Outro papel dos liquens é sua utilização para o mapeamento de metais pesados e de outros elementos químicos.



Zigomicetos: 

Filo Zigomiceto Moreau  compreende todos os fungos que produzem zigósporos formados em zigosporângio de parede espessa, proveniente da conjugação de duas hifas haplóides. Também se reproduzem assexuadamente através de esporangiósporos, formados dentro de esporângios. Estudo molecular demonstra que o filo é polifilético, podendo ser dividido em vários filos no futuro. São fungos de conjugação, terrestres filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas de plantas, insetos e de outros animais. Apresentam hifas cenocíticas, com septos normalmente encontrados somente em hifas que delimitam esporângios e gametângios, ou em partes mais velhas do micélio. Uma das espécies mais conhecidas é o Rhizopus stolonifer (bolor negro do pão). O grupo compreende cerca de 1065 espécies de fungos  que se desenvolvem principalmente em material vegetal ou animal em decomposição. No Brasil são encontrados cerca de 165 espécies. O filo tem razoável número de estudiosos no exterior, com alguns grupos recebendo mais atenção que outros. No Brasil, faltam pesquisadores deste grupo, o que acarreta em um fraco conhecimento sobre a biodiversidade de fungos zigomicetos na maior parte das regiões do país.

Muitos zigomicetos são essenciais na ciclagem de matéria, decompondo detritos orgânicos e permitindo a reutilização de seus elementos por outros seres vivos. As endo-micorrizas, associações entre fungos da antiga ordem Glomales de Zigomiceto (agora colocada em um filo separado, Glomeromiceto) e raízes de plantas, fornecem maior superfície de absorção a estas e é possível que contribuam para resistência a patógenos de raízes . Alguns gêneros de Mucorales são produtores de substâncias importantes para o ser humano, como diversas enzimas, ácido lático e precursores de corticóides, como por exemplo o hormônio cortisona. Alguns membros das ordens Mucorales e Entomophthorales são causadores de doenças oportunistas em seres humanos, as quais podem apresentar complicações cutâneas, gastrointestinais e respiratórias; podem também invadir os vasos sangüíneos, destruindo-os. A transmissão destas doenças é normalmente feita pela inalação de esporos no ar. Entomophthorales possui também representantes parasitas de insetos, podendo ser potenciais pesticidas de artrópodes que atacam as lavouras . Alguns zigomicetos são usados na produção de alimentos, como o “tempeh”, feito à base de grãos de soja, e bebidas alcoólicas à base de arroz.























































Corpo de Frutificação.


Reino Fungi.

Reino Fungi:

Reino Protoctista.

II Bimestre                                                     

  Reino Protoctista (Proto: primeiro --- Protozoários
                               Ktistas: ser gerado ) ---Algas - unicelulares-multicelulares                  


Características gerais do reino:

1.Aquáticos
2.Parasitas
3.Alguns possuem clorofila
4.Alguns realizam fotossínteze
5.Pluricelulares
6.Terrestres
7.Eucariontes
8.Alguns são autoróficos
9.Unicelulares
10.Origem polifilética
11.Heterotróficos


Digestão Intracelular:

           -                       
                                                               

Célula Bacteriana, Vírus e Célula Vegetal.




Desenho por: Gabriela Amaral.

Reino Monera.

REINO MONERA

O reino monera é o reino mais antigo de todos os cinco reinos.Todos os seres vivos unicelulares e procariontes. Sendo elas as bactérias e as cianobactérias (algas azuis). O termo bactéria significa "pequeno bastão". Todas as bactérias tem formas , agora vou citar estas formas:

Coco: Redondo, algumas pequenas "bolinhas".

 

 

Vibrião: Uma forma arrendondada, porém comprida, com semelhança de uma vírgula.

 


 



Bacilo: Tem forma de bastão, mais precisamente um bastonete.

 

 

Reprodução das bactérias:

     As bactérias se repoduzem assexuadamente, por uma divisão simples de uma célula em duas.Se houver um bom espaço e uma boa quantidade de comida elas podem se dividir a cada 20 minutos, sendo assim em cerca de 10 horas uma bactéria consegue originar mais de 1 bilhão de basctérias.

As vezes algumas bactérias passam seu material genético à outras bactérias para surgir novas variedades de bactérias.Quando há troca de material genético a repodrução se torna sexuada.


Nutrição das bactérias:

     A maioria das bactérias é heterotróficas: elas se alimentam de substâncias orgânicas que obtêm do ambiente.Mas existem também as bactérias autotróficas que são capazes de produzir,por si mesmas, as substâncias orgânicas de que necessitam utilizando substâncias minerais do ambiente.

    Algumas bactérias autotróficas fazem a fotossíntese, isto é, elas fabricam substâncias orgânicas usando energia solar para transformar a água e o gás carbônico.

 

Respiração das bactérias:

Algumas bactérias usam o oxigênio do ar para respirar ( são chamadas aeróbias); outras não dependem do oxigênio para conseguir energia e utilizam um processo conhecido como fermentação (são chamadas bactérias anaeróbias). 

A fermentação realizada por bactérias é aproveitada em muitas indústrias. Por exemplo, a fermentação dos lactobacilos, bactérias que transformam o açúcar do leite  em ácido lático, é utilizada na produção industrial de iogurte. 

_________________________________________________________________

Além das bactérias temos também as cianobactérias , e é delas que eu vou falar agora.


_________________________________________________________________

                                               CIANOBACTÉRIAS

    Possuem forma de cocos, bastonetes, filamentos ou pseudofilamentos, apresentando coloração azul em condições ótimas, mas são frequentemente encontradas apresentando coloração de verde oliva a verde-azulado.

   Apresentam, geralmente, uma estrutura externa para evitar a dessecação: a bainha de mucilagem, que é uma substância gelatinosa incolor que recobre totalmente ou parcialmente o indivíduo. Em muitos casos, são responsáveis pela eutrofização do ambiente aquático no qual estão inseridas pela rápida reprodução, que pode ser por divisão celular, por fragmentação, endósporo, exosporo ou aceneto. A maioria das espécies encontram-se em água continental, mas algumas são marinhas ou ocorrem em solo úmido, ainda sendo encontradas em ambientes lacustres (principalmente hipersalinos), ambientes congelados, sob o folhiço de florestas entre outros. Outras espécies são endossimbiontes em líquens ou em vários protistas e corais, fornecendo energia aos seus hospedeiros.

    As cianobactérias não possuem cloroplasto, como os vegetais, mas possuem clorofila e outros tipos de pigmentos. Elas também são consideradas um dos mais antigos seres vivos do nosso planeta.

__________________________________________________

Voltando as bactérias, elas tem muita importância econômica e também são decompositoras, favorecendo a natureza.


Na indústria de alimentos

Existem várias espécies de bactérias usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas, incluindo as láticas para queijos, iogurte, vinho, salsicha, frios, pickles, chucrute (sauerkraut em alemão), azeitona, molho de soja, leite fermentado e as acéticas utilizadas para produzir vinagres.

Na saúde humana

Staphylococcus aureus: Cocos gram-positivos de importância médica.
O papel das bactérias na saúde, como agentes infecciosos, é bem conhecido: o tétano, a febre tifoide, a pneumonia, a sífilis, a cólera e tuberculose são apenas alguns exemplos. O modo de infecção inclui o contacto directo com material infectado, pelo ar, comida, água e por insectos. A maior parte das infecções pode ser tratada com antibióticos e as medidas anti-sépticas podem evitar muitas infecções bacterianas, por exemplo, fervendo a água antes de tomar, lavar alimentos frescos ou passar álcool numa ferida. A esterilização dos instrumentos cirúrgicos ou dentários é feita para os livrar de qualquer agente patogénico.
No entanto, muitas bactérias são simbiontes do organismo humano e de outros animais como, por exemplo, as que vivem no intestino ajudando na digestão e evitando a proliferação de micróbios patogénicos.

Na ecologia

No solo existem muitos micro-organismos que trabalham na transformação dos compostos de nitrogénio em formas que possam ser utilizadas pelas plantas e muitos são bactérias que vivem na rizosfera (a zona que inclui a superfície da raiz e o solo que a ela adere). Algumas destas bactérias – as nitrobactérias - podem usar o nitrogénio do ar e convertê-lo em compostos úteis para as plantas, um processo denominado fixação do nitrogénio. A capacidade das bactérias para degradar uma grande variedade de compostos orgânicos é muito importante e existem grupos especializados de micro-organismos que trabalham na mineralização de classes específicas de compostos como, por exemplo, a decomposição da celulose, que é um dos mais abundantes constituintes das plantas. Nas plantas, as bactérias podem também causar doenças.
As bactérias decompositoras atuam na decomposição do lixo, sendo essenciais para tal tarefa. Também podem ser utilizadas para biorremediação atuando na biodegradação de lixos tóxicos, incluindo derrames de hidrocarbonetos.

Na indústria farmacêutica: produção de hormônio

Em 1977, obteve pela primeira vez a síntese de uma proteína humana por uma bactéria transformada. Um segmento de DNA com 60 pares de nucleotídeos, contendo o código para síntese de somatostatina (um hormônio composto de 14 aminoácidos) foi ligado a um plasmídeo e introduzido em uma bactéria, a partir da qual foram obtidos clones capazes de produzir somatostatina.
A insulina foi a primeira proteína humana produzida por engenharia genética em células de bactérias e aprovada para uso em pessoas. Até então, a fonte desse hormônio para tratamento de diabéticos eram os pâncreas de bois e porcos, obtidos em matadouros. Apesar de a insulina desses animais ser muito semelhante à humana, ela causa problemas alérgicos em algumas pessoas diabéticas que utilizavam o medicamento. A insulina produzida em bactérias transformadas, por outro lado, é idêntica à do pâncreas humano e não causa alergia, devendo substituir definitivamente a insulina animal.
O hormônio do crescimento, a somatotrofina, foi produzido pela primeira vez em bactérias em 1979, mas a versão comercial só foi liberada em 1985, após ter sido submetida a inúmeros testes que mostraram sua eficácia. O hormônio de crescimento é produzido pela hipófise, na sua ausência ou em quantidades muito baixa, a criança não se desenvolve adequadamente. Até pouco tempo atrás, a única opção para crianças que nasciam com deficiência hipofisária somatotrofina era tratamento com hormônio extraído de cadáveres. Agora esse hormônio é produzido por técnicas de engenharia genética.