segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Artrópodes



Os artrópodes  são seres triblásticos, celomados, de simetria bilateral e que possuem pernas articuladas. Esses organismos habitam os mais diversos ambientes aéreo, terrestre e aquático, sendo que cada qual é adaptado para o seu ecossistema.
O exoesqueleto de quitina que reveste todo o corpo do animal é a característica mais marcante dos artrópodes. Ele é formado por placas que se articulam, propiciando movimentos do corpo e de seus apêndices, como as pernas.
Como o exoesqueleto é rígido ele atua como estrutura de proteção e suporte do corpo; por ser articulado, não impede a mobilidade do animal. Além disso, ele é impermeável a gases e líquidos.
Atualmente os Artrópodes podem ser classificados em três subfilos:
Chelicerata: artrópodes que possuem quelíceras e são representados principalmente pelas classes Arachnida (aranhas e escorpiões)  Merostomata(límulus ou carangueijo-ferradura).
- Crustacea: subfilo com cerca de dez classes, cujos representantes mais conhecidos são os siris, as lagostas e os camarões.
Uniramia: representado pelos artrópodes que possuem apêndices articulados não-ramificados, como antenas e pernas, formados por apenas um ramo; daí o nome do grupo. Nesse subfilo estão as classes Insecta (moscas, mosquitos, abelhas e formigas, por exemplo), Diplopoda (piolho-de-cobra) e Chilopoda (centopéias).
Veja uma tabela abaixo com as principais características das classes e subfilos dos artrópodes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário